Para muitos jovens, tirar a sua carteira de motorista é um sonho e um passo importante. Mas mesmo para quem já é mais velho, o sonho da CNH ainda pode ser realizado.

Você sabia que existem algumas oportunidades para você, e pode até ser possível conquistar este documento sem nenhum custo? Para entender melhor, veja o texto a seguir:

CNH SOCIAL

O que é a CNH Social?

A CNH Social, ou ainda, a CNH Popular, é um programa que permite que pessoas de baixa renda possam conquistar a sua primeira carteira de motorista gratuitamente. Mas é preciso estar atento! Esta inciativa não é recorrente em todos os estados, por isso, verifique se na sua região há a possibilidade de solicitar a CNH Social 2019.

Como conseguir?

Se inscrever no programa é simples, você só precisa acessar o site do Detran do seu estado no período de solicitação e clicar na opção de CNH Social/ Popular. Depois é só seguir as instruções de inscrição e aguardar a aprovação.

Quem tem direito?

Para conseguir a sua CNH Social é preciso corresponder a alguns critérios. Por exemplo, você deve ter idade mínima de 18 anos, assim como precisa possuir renda familiar de até 2 (dois) salários mínimos. Os participantes de programas sociais, como o Bolsa Família também podem se inscrever. É importante estar registrado no Cadúnico.

Caso tenha dúvidas, acesse: minhacasavida.com.br/minha-casa-minha-vida-2019/

CNH TRADICIONAL

O que é a CNH Tradicional?

A CNH Tradicional é voltada para o público geral e pode ser conquistada depois de um determinado período na autoescola. Você deve procurar uma instituição de ensino próxima a você e se inscrever. Lembrando que podem ter custos adicionais. Após o período obrigatório na autoescola, você será submetido a alguns exames práticos e teóricos importantes que garantiram a retirada da sua CNH.

Como conseguir?

Antes de tirar a sua CNH, você deve fazer todo o processo para retirar a sua permissão para dirigir. Esta permissão dura um ano e é uma etapa muito importante para que você consiga a sua CNH definitiva. O motorista só irá receber a sua CNH, se durante o período de validade da permissão ele não tiver cometido infrações de natureza grave ou gravíssima.

Quem tem direito?

Para conseguir solicitar a sua CNH, é preciso responder pelos seus próprios atos judicialmente, saber ler e escrever, ser portador de identidade assim como de Cadastro de Pessoa Física (CPF). Jovens emancipados legalmente podem requirir se estiverem de acordo com os requisitos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *