O SISU é um programa do Governo Federal que oferece bolsa de estudo integral em instituições públicas. Devido a vantajosa oportunidade que o sistema oferece, muitas pessoas disputam uma vaga por meio do programa. Com isso, as notas obtidas no ENEM necessitam ser cada vez mais altas. Já que a seleção é feita por aqueles que obtiverem as maiores pontuações.

O que é o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo é selecionar alunos para as universidades públicas do país, em âmbito estadual e federal.

Para conseguir uma vaga, os candidatos precisam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no anterior ao de inscrição no SISU. Os que obtiverem as maiores notas, considerando o curso e o número de vagas por instituição, serão selecionados.

A inscrição no programa acontecem duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre. A maioria das universidades públicas do país utilizam o sistema como forma de recrutamento dos seus alunos.

Como calcular a nota do SISU?

Cada universidade pública possui uma lista de SISU notas de corte. Considerando o número de oportunidades por curso e os inscritos para a vaga. Quanto mais candidatos, maior a nota de corte. Já que automaticamente a disputa fica mais acirrada.

A nota é o resultado do que foi conquistado no ENEM. Dentro dos 4 conteúdos aplicados nas duas provas, mais a redação. A nota máxima é de 1.000 pontos. Mas, aqueles que conquistam acima de 800 pontos podem declarar esta uma nota excelente.

Considerando que a prova é complexa, e exige muita atenção dos candidatos, o INEP também pondera o padrão de resposta de cada estudante. Sem se limitar ao número de acertos.

Notas de corte SISU

Depois do ENEM, outra média que é muito disputada é o Fuvest notas de corte. Com o vestibular os candidatos tentam uma vaga na Universidade de São Paulo (USP), uma das principais do país.

Para ter um parâmetro do que é exigido, as notas de corte UFPR  tem sua menor pontuação em torno de 570 com curso menos disputado. E as notas de corte UNICAMP têm o mínimo de 540 pontos.

É importante considerar que quanto mais disputado for o curso, a nota aumenta. Então, cursos da área da saúde, direito e matemática possuem notas de corte maior.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *